1º Batalhão Rural do Pará da Polícia Militar faz aplicação das placas de monitoramento na Fazenda Sororró

Em busca de garantir mais segurança às propriedades rurais do município de Marabá e região o  1º Batalhão Rural do Pará da Polícia Militar deu inicio a aplicação das placas de monitoramento nas propriedades rurais já cadastradas no programa. A Fazenda Sororó de propriedade do presidente do Grupo Zucatelli e também pecuarista Reinaldo Zucatelli e sua esposa e sua esposa Regina Zucatelli Avancini foi  umas das primeiras propriedades rurais da região a receber a aplicação destas placas.

Segundo informações da Polícia Militar, a finalidade das placas é identificar a propriedade como participante do projeto de Monitoramento Rural da Polícia Militar no Estado do Pará, gerando um efeito preventivo com a informação da presença da PM na região e facilitando a localização pelas equipes que estão em deslocamento para atendimentos de emergência.

Recentemente, a equipe iniciou um cadastramento com dados dos produtores rurais, entre eles, o georreferencimento das propriedades rurais, visando o rápido deslocamento da PM e localização em casos necessários. Após o cadastro o produtor rural receberá a placa de identificação que será afixada na porteira da fazenda ou chácara pela equipe da Polícia Militar Rural.

A proposta é que a Polícia Militar com auxílio da tecnologia busque medidas no combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, a exemplo de furtos e roubos.

Com uso de equipamentos de GPS para o patrulhamento georreferenciado no campo. Graças ao GPS, os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um número de identificação em placas, que informam que aquela área é monitorada pela Patrulha Rural. Quando houver uma solicitação de emergência, o proprietário informa o número do seu cadastro e a PM já terá um banco de dados – inclusive com a rota do GPS para deslocamento.

Batalhão de Polícia Rural

O 1º Batalhão de Polícia Rural foi criado a partir da Lei Complementar n. 153 de 1º de julho de 2022 com um efetivo inicial de 50 policiais militares. Todos os militares participaram do 1º curso de Patrulha Rural Georreferenciada, realizado no município de Santa Izabel do Pará, em junho deste ano. E vai atender, especialmente, os furtos e roubos praticados nas estradas e caminhos de terra que ligam as regiões do município, bem como, os praticados contra as propriedades rurais, roubo aos maquinários agrários, e ainda, atuando no combate ao roubo semoventes.

A unidade ficará responsável também por mapear todas as propriedades rurais, com o intuito de identificar  para se ter, de forma preventiva, a localização exata, latitude e longitude das propriedades rurais, e com isso, diminuir o tempo de resposta no atendimento, mas principalmente reverter a lógica da atuação reativa após um crime visando também uma atuação preventiva.

O Batalhão fica localizado na vila São José, no quilômetro 8 da rodovia BR-230, em Marabá., tem como objetivo inibir as ações criminosas praticadas na região, identificando, catalogando, monitorando e garantindo a proteção das propriedades rurais e o combate à criminalidade no campo e aos conflitos agrários. O Batalhão Rural atenderá as regiões sul e sudeste do Pará. E as propriedades rurais serão classificadas e identificadas para facilitar o trabalho da polícia em caso de ocorrências Com isso será catalogado as propriedades, os equipamentos, todos os itens das propriedades para que se houver algum incidente, algum acionamento, nós saibamos do que se trata, o que foi furtado ou roubado e como o incidente ocorreu.

Veja abaixo  as fotos: