02
marRR Agropecuária promove palestra sobre manejo de Pastagem e Pecuária lucrativa em Marabá
Aconteceu nesta quarta-feira (2/3) no auditório da Zucavel Veículos uma palestra sobre o tema – Manejo de Pastagem em SIPA da Ciência ao Campo para Lavouras de Carne. A palestra foi ministrada por Jamir Silva consultor técnico da SIA. O evento teve o apoio do Grupo Zucatelli juntamente com os senhores Lúcio e Arnaldo que colaboram para trazer a palestra para Marabá.
A palestra teve como público alvo os funcionários da RR Agropecuária, mas também teve a participação de vários pecuaristas da região. Pois ações de formatação e democratização do conhecimento para incentivar o desenvolvimento econômico e a produção do agronegócio é um dos principais objetivos do Grupo Zucatelli, que tem como presidente o empresário Reinaldo José Zucatelli e sua esposa Regina Maria Avancini Zucatelli.
O manejo de pastagem, uma ferramenta extremamente importante para quem trabalha com pecuária e uma das grandes responsáveis por aumentar a rentabilidade das fazendas. Manejar bem os pastos é sempre um grande desafio, pois envolve um grande dilema da natureza: fazer as plantas produzirem folhas para crescerem vigorosas e, ao mesmo tempo, fornecerem folhas em quantidade e qualidade para que os animas se alimentem bem e convertam em mais carne e leite.
O pecuarista Reinaldo Zucatelli ressaltou a importância de evento como este na região, e também sobre a rotação e manejo de pasto para pecuária e o uso de creep nos bezerros para estimular comer ração cedo e aliviar um pouco as genitoras, para com isso aumentar a conversão do animal.
Sobre o Palestrante
Jamir Luiz Silva da Silva é consultor técnico da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios que é uma empresa que foi fundada em 2010, que é especializada em promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro através de soluções corporativas e tecnológicas para o setor agropecuário, atuando sempre com foco direto no produtor rural, sua família e suas atividades.
O professor Jamil Silva abordou na palestra o tema da integração lavoura pecuária ou sistemas integrados de produção agropecuária focando quatro pontos.
O primeiro ponto é a recuperação da fertilidade do solo, ou seja, melhorar a produção da pastagem, e para isso acontecer não é apenas colocar adubo e calcário, mas também corrigir os elementos tóxicos do solo como alumínio, manganês e ferro. E incorporar matéria orgânica no manejo do pastoreio para recuperar a fertilidade do solo.
O segundo ponto é o manejo do pasto para o animal colher melhor, se faz isso pelo planejamento das forrageiras, ajuntando a oferta de comida á oferta de alimento aos animais da propriedade. Neste ponto a demanda de qualidade e quantidade de comida dos animais é definida pelo planejamento das forrageiras que vão produzir ao longo do ano na estação de inverno ou verão dentro da propriedade.
O terceiro ponto é o planejamento de uso das áreas, ou seja, o plano de manejo e uso das áreas, que vai ajustar cada área da propriedade com determinadas pastagens ou determinada lavoura para que a propriedade tenha uma integração de lavoura com a pecuária para que cada espécie de forrageira e seu plano de uso do solo que está relacionado com a capacidade do solo com as ações necessárias para esse solo em cada propriedade em cada relevo. E dentro desse plano de uso do solo e dentro desse plano para forrageiras o produtor tem que definir para o seu negócio qual é o nível de produtividade que ele quer. Qual é o nível de produção que ele quer. E que tipo de categoria animal vai trabalhar. Que tipo de sistema de produção vai trabalhar e só cria e cria recria e só recria e cria recria e terminação que é o ciclo completo. Ou é só terminação. Cada propriedade define cada negócio é definido pelos objetivos do produtor.
O quarto ponto e o mais importante é o manejo do pasto. E aí nós falamos do pastoreio rotativo que permiti que o animal colha a cada bocado a máxima quantidade de forragem com qualidade. Com isso o animal vai dar bocados, a quem chama de a boca cheia ele vai comer a massa ou até de forragem em cada bocado com isso vai dar menos um bocado ao longo do dia. Ele vai se deslocar menos ele vai caminhar menos sobre um pasto que está sobrando. Isso permite o animal comer um terço a 40% da parte aérea de folhas. Dessa pastagem então o animal vai comer folhas e a planta vai ficar com folhas. Porque essa planta precisa fazer fotossíntese e a fotossíntese acontece via folhas.
Todos esses pontos aliando a maior produção de forragem com adubação aliando a o planejamento de forrageira aliando o planejamento de uso das áreas o plano de manejo das áreas vai permitir que o animal colha o máximo possível de pasto de boa qualidade transformando em carne ou leite e aproveitando o máximo do potencial das pastagens e também verticalizar a produção.